domingo, 19 de abril de 2009

Atividade 8: O que é desenho?

O desenho é a representação de formas sobre uma superfície, com o objetivo lúdico, artístico, científico ou técnico: um desenho de uma criança, um desenho de uma paisagem, um desenho de anatomia, o desenho de um motor. Ou seja, toda e qualquer linha que traçamos em papel branco, seja rabisco, assinatura ou mesmo escrita consideramos uma coisa gráfica, já é um desenho.

Por ser uma linguagem universal, o desenho pode ser entendido mais facilmente do que a escrita e, desde a pré-história, encontramos desenhos que nos conta, a história do homem.

Em quase todas as atividades hunamas o desenho está presente. Para construir uma casa, o arquiteto faz, primeiro, o desenho do projeto da casa; na montagem de um carro, é necessário projetar o desenho do caro; quando um artista vai pintar um quadro, geralmente ele faz um esboço do que irá pintar. Portanto o desenho é indispensável ao engenheiro, ao matemático, ao fisíco, a qualquer outro profissional. Como podemos verificar o desenho é um ato vital, necessário desde a infância, momento que ele expressa o cresimento gestual da criança,nas suas primeiras garatujas.
Como forma de linguagem , pode ser classificado como desenho artístico ou desenho técnico.

Desenho: Artístico-Figurativo: - Observação; imaginação ; geométrico; caricatira; etc. e -Abstrato: - Geométrico; informal.

Técnico: - Arquitetônico; design; cartográfico; mecânico; etc.

Observe imagens de desenhos artísticos:
















Imagens de desenhos técnicos:
















Postado por : Vanda Bernabé Francischetto Milleri
__________________________________


Como introdução para a realização da atividade 2 foi feita uma explanação sobre o tema "Desenho". Após várias colocações sobre o tema "O que é desenho?" , alguns alunos do 7o ano deixaram as seguintes opiniões sobre o assunto:
O que é desenho?
- "É se expressar em uma folha de papel"
- "É uma arte que fazemos e nela podemos nos expressar."
-" É uma arte onde expressamos nossos sentimentos".
-"É um talento que nós temos e com isso nos tornamos felizes em nos expressar, para mim é um dom saber desenhar."
- "Desenho é uma arte, uma forma de descrever sua opinião".
- "Para uns, desenho é uma forma de se divertir, para outros mostrar o seu talento".
_" É uma arte que retrata as coisas do mundo, também é para algumas pessoas um passatempo e para muitos uma forma de ganhar dinheiro."
Postado por Romãnia Machado da Silva
___________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário