domingo, 19 de abril de 2009

Atividade 2: Como trabalhar com desenho?


1- Proppor o aluno para produzir um desenho sem interferência do professor.































2- Fazer perguntas aos alunos na intenção de saber qual é a concepção e quais são os saberes que eles possuem sobre o que é desenhar.

Obs.: É importante saber o que os alunos pensam sobre os seus próprios trabalhos e como se relacionam com eles se os apreciam ou não, levando em conta os fatores que propiciam essa relação. No segundo momento perguntar aos alunos se eles gostam dos desenhos que produzem. Para que eles possam refletir sobre o seu próprio trabalho.

3- Perguntar aos alunos se eles gostam dos desenhos que produzem. Para que eles possam refletir sobre o seu próprio trabalho.


4- Pedir um aluno que voluntariamente, faça um desenho no quadro. Assim pode-se ser feito uma leitura do mesmo. ( na maioria das vezes o aluno desenha uma casinha, uma árvore um sol, montanhas, estrada, nuvens...).














Enfocar o gesto: aquilo que o artista vê quando desenha.

Assim poderá levá-los a refletir com os elementos do nosso entorno, para que eles possam fazer uma relação com o real e o imaginário, Como por exemplo: O longe o e perto, alto e baixo - por que desenhamos árvores com folhas e árvore com copa? Mostra-los que quando vemos as árvores de perto, vemos folhas e quando olhamos de longe, vemos copa. Ou, porque quando desenhamos, por exemplo um coqueiro alto as folhas ficam pequenas e baixo elas ficam maiores.
Observe a estrada: mais perto de nós, ela fica mais larga e longe ela fica mais estreita. Ao tempo vai trabalhando a perspectiva e assim por diante.













Como motivar?

Trabalhar o “olhar”.

Como dizia Guignard: “ O desenho não começa pelas mãos, mas pelos olhos”.

Perguntar:

O que é observar?
É a mesma coisa de ver? Qual a diferença?
Pense agora porque é importante observar.

“A observação nos leva a interpretar os fatos, a compreender um gesto, uma atitude, a reconhecer lugares, pessoas... “ Mas não é só para isso que serve.

Desenvolver a observação, é importante pois o desenho pode ficar mais detalhado e interessante.
Que materiais utilizar?
Lápis (grafite ), borracha, caderno de desenho, lápis de cor e outros.

Por ter experiência com esse tipo de atividade e posso afirmar que motivador, pois os alunos vão percebendo que podem ir muito mais além. Eles se apaixonam pelo desenho e vão tendo o prazer de fazer.

Postado pela aluna Vanda Francischetto Milleri

_______________________________________



Para todo e qualquer trabalho a ser realizado dever ser feita uma introdução a fim de estimular a criatividade do aluno.

Após trabalhar com diferentes literaturas, foi solicitado aos alunos a produção de um resumo e uma ilustração da obra lida, enfatizando o espaço e as personagens.



Foram usados materiais diversos como, lápis de cor, grafite e outros. Cada aluno desenvolveu seu desenho de forma livre.




Para conclusão da atividades os trabalhos foram expostos a fim de motivá-los.













Postado por Romãnia Machado da Silva

_______________________________________

Um comentário:

  1. Hi~ Very nice blog~ ^^
    Do you know Seoul,Korea?
    if not , visit my blog~
    Have a great day~
    Thanks a lot~ ^^

    ResponderExcluir