domingo, 19 de abril de 2009

Atividade 3: Pesquisa sobre desenho na Internet

O site http://diariografiko.blogspot.com/ nos apresenta a riqueza do estilo e detalhes dos desenhos. Veja! Na pesquisa do site http://mariaeugeniaillustration.com/ selecionei duas imagens por consider interessante para trabalhar em sala de aula, pois são ricas em detalhes e aguça bastante o desenvolvimento da percepção.

É de grande valia fazer a pesquisa sugerida, pois alguns materiais, instrumentos e técnicas não eram ainda do meu conhecimento. Gostei de vários outros trabalhos encontrados na proposta sugerida, portanto destaquei apenas alguns.

O site http://desmat.no.sapo.pt/mit_intro.html nos mostra a infinidade de objetos que estão vocacionados para riscar, pintar, cortar, soldar, de acordo com os materiais e suportes a serem trabalhados.

Percebe-se então que os instrumentos possibilita o registro da expressão das ideias materializando visualmente o pensamento por meio de metodologias e técnicas.


Os pastéis têm uma paleta belíssima de tons suaves, muito atraente. As tonalidades pálidas de algumas cores especialmente as cores de carne devem-se à argila ou "branco de Espanha" que se mistura para os tornar mais opacos. Normalmente são caros devido à sua qualidade e à delicadeza da matéria prima. Ainda no mesmo site mencionado acima pesquisei : Lápis de cor
Lápis de cor - São feitos a partir de uma mistura de talco e substâncias corantes. Achei interessante expor, pois este material é muito usado pelos alunos.
Uma boa maneira de iniciar o estudo deste material é fazer experiências de cores com cada lápis isoladamente, de modo a obter manchas com diferentes intensidades.

Dos desenhos que pesquisei me identifiquei bastante com o site http://diario-grafico.blogspot.com/ (desenhador do quotidiano). As imagens do artista são feitas no momento, estando na rua, indo ao trabalho ou mesmo na janela, vendo o que se passa lá fora. São traços simples, mas que representam bem a realidade. Traços rápidos que dizem muito.


Postado por: Vanda B. Francischetto Milleri

______________________________

Segundo o site http://www.pt.wikipedia.org/wiki/desenho "o desenho é um suporte artistico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porem, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artistico."

O site mostra um dos desenhos mais conhecidos do mundo, a representação do homem vitruviano, como imaginado por Leonardo da Vinci.

Em http://www.blogdedesenho.blogger.com.br/ encontrei desenhos interessantíssimos postados por Rodrigo Machado da Rosa, onde faz o seguinte comentário, " Coconino é um site francês sobre quadrinhos e ilustração. Não conheço nada melhor sobre artes gráficas na internet. Tem uma infinidade de links sobre autores de hoje e do passado. Sou capaz de entrar nele e passar o dia descobrindo mais e mais coisas."Segue um exemplo:


Em http://www.quantaconversa.com/2008/09/desenhos-formas-sensacoes-abstracoes.html encontrei o seguinte comentario "desenhas tem a ver com despertar sentimentos. sensações. Desenhar tem a ver com criar ligações com o que somos. Arte tambem é isso...Tem muitos níveis, e estão muito além de técnica, como querem alguns..."
Postado por Romãnia Machado da Silva
___________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário