domingo, 19 de abril de 2009

Atividade 12: Cultura local












Palestra realizada pelo historiador Rogério Frigério Piva. Há mais de vinte anos ele vem estudando e pesquisando sobre a história do Município de Nova Venécia. Muitas imagens foram apresentadas, as quais despertaram interesse dos alunos, ainda mais quando perceberam que seus parentes estavam ali no papel de protagonista, ou seja somos venecianos e fazemos a nossa história. Segundo o hitoriador Rogéreio " ... Devemos cuidar de nossa cidade e admirá-la. Conhecer e preservar nossa memória e nossos costumes nos faz únicos em um mundo de cultua massificante. Quando sabemos quem somos, nos fortalecemos em nossa identidade. e assim, construimos cidadania".
Obs.: Se quiser saber mais sobre o Patrimônio Natural e Cultural de Nova Venécia, basta clicar o endereço eletônico que aparece na tela.












Imagens de práticas culturais da cidade de Nova Venécia: A folia de reis
Desfile escolar é típico da região









O italino com o costume de fazer saborosas comidas no fogão à lenha.





A pluralidade do povo veneciano se faz presente na comida, que é a mistura de cores e sabores. Além da polenta, da taiadela, encontramos o pão caseiro, encontramos a carne de porco frita e muitos mais...








Na época de junho é uma festa!













A cena retrata de forma bastante expressivos costumes e tradições a influência dos italianos. A De geraração para geração a cultura é transmitida. Veja! Mãe e filha!!!













Postado por: Vanda Bernabé Francischetto Milleri

Um comentário: