domingo, 19 de abril de 2009

Atividade 5: Como ensinar desenho?

Como exposto na atividade 2, deve-se trabalhar a percepção e a observação. Proponho analisar que tudo em nosso entorno possui uma forma (quadrada, triangular, retangular, oval, redonda...) e que o ponto e a linha são elementos essenciais de expressão e de construção de qualquer desenho.
O ponto é a menor forma de um plano, que em movimento desenha uma linha. Como vimos na atividade 4 quando são multiplicados seu poder de expressão e de comunicação ampliam-se. Eles podem criar ideias, comunicar sensações, dar ideia de movimento, ritmo, volume e sombra.
Com define Wassily Kandinsky: "o ponto na arte é como o choque do instrumento do plano", ou seja, é pelo impacto do instrumento gráfico, por exemplo um lápis, sobre o suporte, o papel, que produzimos uma pequena superfície sem forma e sem tamanho defenido, que chamamos de ponto.
Apresento para os alunos alguns artistas como Georges Seurat que usou uma técnica denominada de Pontilhismo para pintar seus quadros. Seurat obtinha um efeito a partir dos pontos que pareciam se fundir, criando a sensação de vários tons de cores brilhantes.
Um domingo de verão na grande ilha de Jatte, George Seurat, 1884

Georges Seurat, La Seine à la Grande-Jatte, 1888
Postado por: Vanda B. Francischetto Milleri

Nenhum comentário:

Postar um comentário