terça-feira, 12 de maio de 2009

Atividade 9 - Determinismo Biológico















Esta atividade foi aplicada com duas crianças, onde foi pedido que um observasse com atenção as características do outro e, transmitissem para o papel através de desenhos.


Patrícia Oliveira da Silva.

sábado, 9 de maio de 2009

Atividade 3




Encontrei estes desenhos no link "Caderno de Maria Eugênia" e, achei interessante porque o primeiro (casal dançando), retrata luz e sombra, capítulo estudado em Linguagem Gráfica e, a árvore retrata o surrealismo, que é um estilo que acho muito interessante e criativo.


Patrícia Oliveira da Silva.

Atividade 7 - Texturas e desenhos -"Frottage".






Nesta atividade foi feito o trabalho de "frottage", onde o aluno colocou um papel em branco sobre uma colagem com folhas de uma planta e, esfregou o giz de cera para conseguir este efeito. Depois observou a imagem que ficou impressa e fez um desenho representando a textura.


Patrìcia Oliveira da Silva.








sexta-feira, 8 de maio de 2009

Atividade 6 : Texturas






Trabalhos realizados com pasta para modelagem e colagem com gaze. A maneira que imaginei para trabalhar a percepção tátil é, fazer com que os alunos, com os olhos vendados, tentem descobrir que tipo de material foi usado na textura.

Atividade 4






A Aí estão imagens de um trabalho feito com pontos e, do momento em que ele estava sendo aplicado com uma aluna do meu Ateliê.


Patrícia Oliveira da Silva.



terça-feira, 5 de maio de 2009

Atividade 2 - Linguagem Verbal e Linguagem Visual



De acordo com o que aprendi em Linguagem Gráfica, percebi que para trabalhar o desenho em sala de aula, devemos estimular o olhar do aluno. Fazê-lo observar com mais atenção tudo que está a sua volta. Para isto, podemos utilizar materiais como: papel, lápis, borraccha, nanquim, tinta guache, etc.

A motivação que usei foi a música "Aquarela" de Toquinho. Pedi que ouvissem com atenção e, transmitissem para o papel tudo o que imaginassem com relação a esta música. Acima está um dos desenhos realizados.


Patrícia Oliveira da Silva

Atividade 1 - A importância da disciplina Seminário

Após ler a apresentação desta disciplina, destaquei como fator importantíssimo a prática das atividades ensinadas em Linguagem Gráfica e Interaçôes Culturais, aplicando-as no ensino formal ou em comunidade, pois, é com a prática de uma função que se aprende de forma concreta a exercer uma profissão.


Patrícia Oliveira da Silva

sexta-feira, 1 de maio de 2009