domingo, 19 de abril de 2009

Atividade 12: Cultura local












Palestra realizada pelo historiador Rogério Frigério Piva. Há mais de vinte anos ele vem estudando e pesquisando sobre a história do Município de Nova Venécia. Muitas imagens foram apresentadas, as quais despertaram interesse dos alunos, ainda mais quando perceberam que seus parentes estavam ali no papel de protagonista, ou seja somos venecianos e fazemos a nossa história. Segundo o hitoriador Rogéreio " ... Devemos cuidar de nossa cidade e admirá-la. Conhecer e preservar nossa memória e nossos costumes nos faz únicos em um mundo de cultua massificante. Quando sabemos quem somos, nos fortalecemos em nossa identidade. e assim, construimos cidadania".
Obs.: Se quiser saber mais sobre o Patrimônio Natural e Cultural de Nova Venécia, basta clicar o endereço eletônico que aparece na tela.












Imagens de práticas culturais da cidade de Nova Venécia: A folia de reis
Desfile escolar é típico da região









O italino com o costume de fazer saborosas comidas no fogão à lenha.





A pluralidade do povo veneciano se faz presente na comida, que é a mistura de cores e sabores. Além da polenta, da taiadela, encontramos o pão caseiro, encontramos a carne de porco frita e muitos mais...








Na época de junho é uma festa!













A cena retrata de forma bastante expressivos costumes e tradições a influência dos italianos. A De geraração para geração a cultura é transmitida. Veja! Mãe e filha!!!













Postado por: Vanda Bernabé Francischetto Milleri

Atividade 11: Painel com o resultado das atividades

Painel montado pelos alunos do 6º ano, cujo o tema desenvovido influência de outras culturas na comunidade "veneciana".













Postado por: Vanda Bernabé Francischetto Milleri

Atividade 10: Diversidade cultural

O trabalho foi realizado com papel machê e também com carvão. A turma do 8º ano confeccionou as máscaras com as mais variadas características fisionômicas, representando a diversidade cultural. Observe a exposições dos resultado do trabalho. Foi um sucesso!!!



















































com a turma do 9º ano, foi confeccionado fantoches. Trabalho riquissímo em que cada aluno modela o seu personagem de acordo com o gosto e a criatividade. Após concluído o fantoche , foi dividido grupos de alunos com o máximo 05 integrantes, os quais produziram um teatro para por em cena os fantoches, cujo o tema " influência de outras culturas na comunidade". O material usado foi o papel machê, tintas coloridas, lã e outros.
























Posta por: Vanda Bernabé Francischetto Milleri

______________________________________


Durante o debate os alunos ficaram inibidos a participar do mesmo, já que muitos desconhecem a cultura veneciana e as culturas que a influenciaram.

Os poucos dados levantados foram sobre a cultura Italiana que tem grande influência e também destaca-se em ocasiões culturais no município.

Surgiram diversas perguntas sobre quais seriam as outras influencias.

Após algumas explicações foi proposto a eles que pesquisassem sobre a cultura Veneciana.

Postado por: Romania Machado da Silva

_________________________________


Atividade11: Aspectos biológicos


Essa atividade foi muito interessante. Desenhar o outro, destacar suas características em um pequeno grupo acabou por criar caricaturas bem divertidas. Solicitei para todos identificar as características um dos outros, como pede a atividade, depois prontos, propus fazer um texto descritivo . Os dados mais observados foram: cores do cabelo, sorriso, cor dos olhos, cor da pele. Os alunos participaram com entusiasmo.





























Postado por: Vanda B. Francischetto Milleri

_________________________________



Meus alunos também se divertiram na realização do trabalho proposto e emprenharam-se para reproduzir fielmente o rosto do colegas. Muitos ousaram nos detalhes enfatizando as principais e marcantes caracteristicas.

Após a realização de todas os desenhos fizemos um mural. Solicitei aos alunos que não colocassem nomes para que assim fosse mais divertido tentar descobrir quem era quem.


Postados por Romãnia Machado da Silva

______________________________

Atividade 8: O que é desenho?

O desenho é a representação de formas sobre uma superfície, com o objetivo lúdico, artístico, científico ou técnico: um desenho de uma criança, um desenho de uma paisagem, um desenho de anatomia, o desenho de um motor. Ou seja, toda e qualquer linha que traçamos em papel branco, seja rabisco, assinatura ou mesmo escrita consideramos uma coisa gráfica, já é um desenho.

Por ser uma linguagem universal, o desenho pode ser entendido mais facilmente do que a escrita e, desde a pré-história, encontramos desenhos que nos conta, a história do homem.

Em quase todas as atividades hunamas o desenho está presente. Para construir uma casa, o arquiteto faz, primeiro, o desenho do projeto da casa; na montagem de um carro, é necessário projetar o desenho do caro; quando um artista vai pintar um quadro, geralmente ele faz um esboço do que irá pintar. Portanto o desenho é indispensável ao engenheiro, ao matemático, ao fisíco, a qualquer outro profissional. Como podemos verificar o desenho é um ato vital, necessário desde a infância, momento que ele expressa o cresimento gestual da criança,nas suas primeiras garatujas.
Como forma de linguagem , pode ser classificado como desenho artístico ou desenho técnico.

Desenho: Artístico-Figurativo: - Observação; imaginação ; geométrico; caricatira; etc. e -Abstrato: - Geométrico; informal.

Técnico: - Arquitetônico; design; cartográfico; mecânico; etc.

Observe imagens de desenhos artísticos:
















Imagens de desenhos técnicos:
















Postado por : Vanda Bernabé Francischetto Milleri
__________________________________


Como introdução para a realização da atividade 2 foi feita uma explanação sobre o tema "Desenho". Após várias colocações sobre o tema "O que é desenho?" , alguns alunos do 7o ano deixaram as seguintes opiniões sobre o assunto:
O que é desenho?
- "É se expressar em uma folha de papel"
- "É uma arte que fazemos e nela podemos nos expressar."
-" É uma arte onde expressamos nossos sentimentos".
-"É um talento que nós temos e com isso nos tornamos felizes em nos expressar, para mim é um dom saber desenhar."
- "Desenho é uma arte, uma forma de descrever sua opinião".
- "Para uns, desenho é uma forma de se divertir, para outros mostrar o seu talento".
_" É uma arte que retrata as coisas do mundo, também é para algumas pessoas um passatempo e para muitos uma forma de ganhar dinheiro."
Postado por Romãnia Machado da Silva
___________________________________

Atividade 7: Texturas e desenho

Trabalho usando
'frottage"






A propsta após as diversas texturas realizadas na atividade anterior (6) foi trabalhar empregando-as na decoração de desenhos , cartazes e até mesmo em molduras de quadros, ou seja apresentando aos aluno as diversas possibilidades que elas podem serem utilizadas. Assim os alunos vão ressignificando suas ações encontrando outras formas de interpretatar e de se expressar.


























O trabalho com figuras geométricas foi realizado pela aluna Lara Francischetto Milleri, a qual aplico massa corrida com cola cascorez e tintas coloridas para ter um resultado de volume- texturalizado. A sombra e os planos foram bem produzidos.












Releitura da obra de van Gog " Os girassóis". Neste trabalho foi utilizado massa corrida para dar volume deixando a imagem em alto relevo.
Postado por: Vanda B. Francischetto Milleri
_________________________________



A presente atividade foi desenvolvida junto com a professora de artes, Jackeliny, na escola A Ciranda, onde participei auxiliando e observando a técnica.

Observei que os alunos mostraram desenvoltura e criatividade. Os trabalhos ficaram expostos em um varal improvisado na parede do pátio da escola, assim todos poderiam apreciar as brilhantes atividades.


Postado por Romãnia Machado da Silva
________________________________


Atividade 6: Texturas




Os trabalhos de textura foram realizados com alunos do 7º ano da EMEF "Dr. Adalton Santos". No primeiro momento pedi aos alunos que observassem a natureza, onde encontramos diferentes texturas, como o tronco de uma árvore, nas escama de um peixe, nas rochas e minerais, etc. Podemos reconhecer textura pelo tato, pela visão ou por ambos. Portanto, quando observamos atentamente uma superfície percebemos que suas características podem ser diferentes da impressão que nos deu a primeira vista.

















sugeri então que todos

trouxessem uma capa de caderno usado e diversos materias como: sementes, areia, retalhos de tecido, pó de serra, vegetais secos, renda etc.Pedi para recoratassem quadrados de 10x10cm, em seguida fiz uma demonstração par melhor compreensão, pois a turma era composta por 30 alunos , assim possibilitou a todos o entendimneto da proposta. A participação foi de 100% o que demonstrou o prazer de fazer.


O resutado final foi exposto em um painel decorativo. Obeserve!!!
















Postado por: Vanda B. Francischetto Milleri

Atividade 5: Como ensinar desenho?

Como exposto na atividade 2, deve-se trabalhar a percepção e a observação. Proponho analisar que tudo em nosso entorno possui uma forma (quadrada, triangular, retangular, oval, redonda...) e que o ponto e a linha são elementos essenciais de expressão e de construção de qualquer desenho.
O ponto é a menor forma de um plano, que em movimento desenha uma linha. Como vimos na atividade 4 quando são multiplicados seu poder de expressão e de comunicação ampliam-se. Eles podem criar ideias, comunicar sensações, dar ideia de movimento, ritmo, volume e sombra.
Com define Wassily Kandinsky: "o ponto na arte é como o choque do instrumento do plano", ou seja, é pelo impacto do instrumento gráfico, por exemplo um lápis, sobre o suporte, o papel, que produzimos uma pequena superfície sem forma e sem tamanho defenido, que chamamos de ponto.
Apresento para os alunos alguns artistas como Georges Seurat que usou uma técnica denominada de Pontilhismo para pintar seus quadros. Seurat obtinha um efeito a partir dos pontos que pareciam se fundir, criando a sensação de vários tons de cores brilhantes.
Um domingo de verão na grande ilha de Jatte, George Seurat, 1884

Georges Seurat, La Seine à la Grande-Jatte, 1888
Postado por: Vanda B. Francischetto Milleri

Atividade 3: Pesquisa sobre desenho na Internet

O site http://diariografiko.blogspot.com/ nos apresenta a riqueza do estilo e detalhes dos desenhos. Veja! Na pesquisa do site http://mariaeugeniaillustration.com/ selecionei duas imagens por consider interessante para trabalhar em sala de aula, pois são ricas em detalhes e aguça bastante o desenvolvimento da percepção.

É de grande valia fazer a pesquisa sugerida, pois alguns materiais, instrumentos e técnicas não eram ainda do meu conhecimento. Gostei de vários outros trabalhos encontrados na proposta sugerida, portanto destaquei apenas alguns.

O site http://desmat.no.sapo.pt/mit_intro.html nos mostra a infinidade de objetos que estão vocacionados para riscar, pintar, cortar, soldar, de acordo com os materiais e suportes a serem trabalhados.

Percebe-se então que os instrumentos possibilita o registro da expressão das ideias materializando visualmente o pensamento por meio de metodologias e técnicas.


Os pastéis têm uma paleta belíssima de tons suaves, muito atraente. As tonalidades pálidas de algumas cores especialmente as cores de carne devem-se à argila ou "branco de Espanha" que se mistura para os tornar mais opacos. Normalmente são caros devido à sua qualidade e à delicadeza da matéria prima. Ainda no mesmo site mencionado acima pesquisei : Lápis de cor
Lápis de cor - São feitos a partir de uma mistura de talco e substâncias corantes. Achei interessante expor, pois este material é muito usado pelos alunos.
Uma boa maneira de iniciar o estudo deste material é fazer experiências de cores com cada lápis isoladamente, de modo a obter manchas com diferentes intensidades.

Dos desenhos que pesquisei me identifiquei bastante com o site http://diario-grafico.blogspot.com/ (desenhador do quotidiano). As imagens do artista são feitas no momento, estando na rua, indo ao trabalho ou mesmo na janela, vendo o que se passa lá fora. São traços simples, mas que representam bem a realidade. Traços rápidos que dizem muito.


Postado por: Vanda B. Francischetto Milleri

______________________________

Segundo o site http://www.pt.wikipedia.org/wiki/desenho "o desenho é um suporte artistico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porem, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artistico."

O site mostra um dos desenhos mais conhecidos do mundo, a representação do homem vitruviano, como imaginado por Leonardo da Vinci.

Em http://www.blogdedesenho.blogger.com.br/ encontrei desenhos interessantíssimos postados por Rodrigo Machado da Rosa, onde faz o seguinte comentário, " Coconino é um site francês sobre quadrinhos e ilustração. Não conheço nada melhor sobre artes gráficas na internet. Tem uma infinidade de links sobre autores de hoje e do passado. Sou capaz de entrar nele e passar o dia descobrindo mais e mais coisas."Segue um exemplo:


Em http://www.quantaconversa.com/2008/09/desenhos-formas-sensacoes-abstracoes.html encontrei o seguinte comentario "desenhas tem a ver com despertar sentimentos. sensações. Desenhar tem a ver com criar ligações com o que somos. Arte tambem é isso...Tem muitos níveis, e estão muito além de técnica, como querem alguns..."
Postado por Romãnia Machado da Silva
___________________________________